Áreas Funcionais das BE's

Para uma melhor utilização, os espaços destinados às BE divide-se nas seguintes áreas funcionais:

1. Zona de Receção e Acolhimento

Esta zona destina-se ao atendimento e ao serviço de empréstimo. Localiza-se perto da entrada, de modo a constituir um posto de observação e apoio ao funcionamento geral.

O seu dimensionamento permite a existência de uma área específica para tarefas de gestão e organização técnica do circuito documental.

2. Zona de Leitura Informal

Zona para a leitura informal de revistas, jornais, álbuns e até obras de ficção e outro material existente neste espaço, de uma forma livre, atrativa e relaxante. Nesta zona, existe também um espaço anexo para cabides e depósito de mochilas.

3. Zona de Leitura Impressa

No seu conjunto, esta zona acomoda o fundo documental da Biblioteca Escolar e é formada por:

3.1. Área para consulta de documentação;

3.2. Área de trabalho em grupo;

3.3. Área de leitura individual.

4. Zona de Informática

Área para utilização de computadores e acesso à Internet para realização de trabalho de pesquisa e de trabalhos individuais ou em grupo.

5. Zona Audiovisual

Área para visualização de vídeos (CD ou DVD) de caráter educativo ou recreativo.

6. Zona de Leitura do 1º Ciclo

Área destinada aos utilizadores do 1ºciclo.

7. Zona de Produção Gráfica

Área para utilização de grupos / clubes em produção de documentos.

8. Auditório

Área para visualização de vídeos, realização de sessões de formação, reuniões, encontros com escritores, colóquios e outras atividades culturais e recreativas.