Educação Literária

A Educação Literária é um domínio de referência nas novas Metas Curriculares de Português definidas pelo Ministério da Educação em abril de 2012.

A criação deste domínio, que indica os objetivos a alcançar e os respetivos descritores de desempenho, pretende, por um lado, valorizar a literatura junto dos alunos, uma vez que veicula tradições e valores e, como tal, é parte integrante do património nacional, e, por outro, contribuir para a formação completa do indivíduo e do cidadão.

As Metas Curriculares são um conjunto de orientações baseadas no Programa de Português do Ensino Básico que pretendem, precisamente, salientar o que é fundamental que os alunos aprendam desse Programa, permitindo que os professores se concentrem no que é essencial e ajudando a delinear as melhores estratégias de ensino.

O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa governamental que reúne um conjunto de atividades com o objetivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses. Uma das iniciativas passa precisamente pela indicação dos livros cuja leitura é recomendada para o alcance desse objetivo, pelo que, nesse sentido, alguns títulos acabam por fazer parte das obras indicadas nas Metas Curriculares.